O que são variáveis de contexto?

Ao desenvolver o ecossistema de conversas do seu negócio, é comum que você precise lidar com diversos tipos de informação, tais como:

  • Dados pessoais;
  • Datas e horários de eventos;
  • Dados sobre serviços e produtos;
  • Protocolos de atendimento;
  • Indicadores de desempenho;
  • Entre outros.

Para te ajudar a registrar e manipular informações como essa de formas diversas, a Huggy disponibiliza um recurso exclusivo no Flow chamado Variáveis de contexto.

Neste artigo, vamos apresentar as variáveis de contexto da Huggy para que você aproveite as suas mais diversas aplicações, seja na personalização dos atendimentos, geração de relatórios, integração com outros sistemas e muito mais.

Variáveis disponíveis no sistema

O Flow disponibiliza uma série de variáveis predefinidas. Elas guardam informações como o nome do contato, em qual canal uma conversa está acontecendo, o departamento vinculado ao chat, dentre outras.

Por outro lado, também é possível criar as suas próprias variáveis, como vamos explicar logo a seguir:

Variáveis personalizadas por você

As variáveis de contexto também te ajudam a solucionar desafios particulares do seu negócio.

Suponha que você precise monitorar as vendas realizadas pelo WhatsApp em um sistema externo de BI.

Você pode definir suas próprias variáveis de contexto e nelas armazenar os dados de cada venda — como vendedor, cliente, região, faturamento, etc.

Existem diversas formas de fazer isso, vamos mostrar algumas possibilidades mais à frente neste artigo.

Variáveis criadas por integrações

A Huggy também permite criar novas variáveis a partir de integrações do Flow com outras soluções de software.

Suponha que você queira disponibilizar no chat a opção de receber o link para download da fatura do cliente em PDF.

O Flow pode se comunicar com um sistema externo que ofereça a fatura do cliente e criar novas variáveis para enviar uma mensagem no chat contendo o link.

Isso traz para o seu negócio o potencial de criar soluções dinâmicas que combinam funcionalidades da Huggy com outros sistemas.

Como acessar as variáveis de contexto no Flow?

Agora que você conhece algumas das aplicações das variáveis de contexto, vamos te ensinar a utilizá-las na Huggy.

Primeiro, acesse o flow desejado e clique em Variáveis de contexto no canto superior direito da tela.

Você pode copiar a variável para usá-la de acordo com o seu objetivo.

Ao selecionar Flow Atual, você terá acesso às variáveis criadas no Flow que está editando. Em Flows do Projeto, são mostradas todas as variáveis usadas no projeto. Por fim, a opção Huggy exibe todas as variáveis predefinidas pelo sistema, organizadas por categoria.

Como você pôde observar, as variáveis de contexto são diferenciadas na plataforma por meio de chaves duplas no início e no fim.

Vamos te mostrar agora as diferentes formas de aplicar as variáveis de contexto na prática.

Personalizando o atendimento

Você pode personalizar o atendimento e trazer informações importantes no chat utilizando algumas variáveis de contexto do sistema.

Veja algumas possibilidades:

  • Chamar um cliente pelo nome;
  • Informar o número do protocolo ao final do atendimento;
  • Exibir a mensagem de apresentação.

Para configurar os exemplos acima, você pode utilizar a ação Enviar mensagem no Flow.

Na hora de escrever o corpo da mensagem, basta copiar e colar a referência para a variável desejada:

Registrando informações do seu negócio

Suponha que você precise guardar no chat qual serviço o cliente quer contratar e também enviar essa informação para um sistema externo que gera relatórios.

Para esse cenário, você pode usar a ação Enviar pergunta. Essa ação cria uma variável de contexto, usando um nome de sua escolha, para armazenar a resposta do cliente.

A variável curso, depois de definida, pode ser utilizada em qualquer parte do Flow que manipule variáveis de contexto. 

Veja abaixo como podemos utilizar a ação Condicional para criar caminhos alternativos no fluxo conversacional que dependerão da informação armazenada na variável curso.

Utilizando as variáveis de contexto em suas integrações

Você também pode usar as informações registradas nas variáveis para criar integrações com sistemas externos à Huggy.

Veja a seguir como isso acontece na ação Enviar requisição:

Fazendo uma requisição

Na imagem abaixo você confere como as variáveis de contexto podem ser usadas na configuração de uma requisição:

Este exemplo demonstra como enviar informações geradas no próprio Flow para sistemas que estão fora desse contexto.

Veja agora como fazer o caminho inverso: receber informações de outros sistemas para usá-las no Flow durante o atendimento:

Gerando novas variáveis a partir de sistemas externos

A ação Enviar requisição também permite que você processe informações vindas de outros sistemas e crie novas variáveis com esses dados.

A ação Enviar requisição requer conhecimento técnico de um profissional de TI.

Para que isso aconteça, você deve selecionar a opção Processar resposta nas configurações da ação Enviar requisição:

Assim, quando uma resposta for recebida no formato JSON, ela será transformada em novas variáveis.

Considere a seguinte resposta de JSON:

{
"link": "https://endereco-de-um-documento",
"data": "30/06/2023"
}

O Flow, ao processar essa resposta, cria as variáveis {{link}} e {{data}}.

Confira este artigo e entenda como integrar o Flow com outros sistemas por meio da ação Enviar requisição. 

Utilizando o Webhook

O Webhook da Huggy também tem compatibilidade com as variáveis de contexto.

Esse recurso envia determinadas informações a outros sistemas sempre que eventos definidos por você ocorrem. 

Iremos apresentar agora uma aplicação do evento Flow finalizado. 

Nesse cenário, um sistema definido por você será notificado sempre que um chat for finalizado pela automação na Huggy.

Além das informações de sistema, o evento inclui as variáveis de contexto e seus valores correspondentes.

Antes de detalharmos o formato do evento, observe o seguinte exemplo de fluxo que cria as variáveis formacao e curso por meio da ação Enviar pergunta.

Logo abaixo, temos uma demonstração de como usar o evento Flow finalizado (finishedAutomationFlow) do nosso Webhook para enviar informações do chat para outros sistemas em tempo real.

Para aprender a utilizar nosso Webhook, consulte a nossa documentação.

A notificação de Webhook no formato JSON disponibiliza, além das informações já armazenadas pelo sistema, todas as variáveis que fazem parte do flow finalizado (na nossa demonstração acima, formacao e curso).

{
  "time": 1688579703,
  "messages": {
    "finishedAutomationFlow": [
      {
        "chatID": 170208642,
        "companyID": "325XXX",
        "flowID": 183641,
        "flowToken": "4405ad76-9dab-4df3-acc1-60b23a96xxx",
        "context": {
          "SYSTEM.TIME_HELLO": "Boa tarde",
          "SYSTEM.CHAT_ID": 170208642,
          "SYSTEM.CHAT_CREATED_DATE": "2023-07-05 14:54:54",
          "SYSTEM.DEPARTMENT_NAME": "Sem departamento",
          "SYSTEM.DEPARTMENT_ORDER": null,
          "SYSTEM.CLIENT_NAME": "Marina Lima",
          "SYSTEM.CLIENT_FIRST_NAME": "Marina",
          "SYSTEM.CLIENT_SECOND_NAME": "Rosa",
          "SYSTEM.CLIENT_NUMBER": null,
          "SYSTEM.CLIENT_EMAIL": null,
          "SYSTEM.CLIENT_ORGANIZATION_ID": null,
          "SYSTEM.CLIENT_ORGANIZATION_NAME": null,
          "SYSTEM.COMPANY_NAME": "Calebe Ribeiro",
          "SYSTEM.COMPANY_NUMBER": null,
          "SYSTEM.AGENT_NAME": null,
          "SYSTEM.AGENT_MAIL": null,
          "SYSTEM.AGENT_PHONE": null,
          "SYSTEM.QUEUE_POSITION": "",
          "SYSTEM.WORKFLOW_ID": null,
          "SYSTEM.WORKFLOW_STEP_ID": null,
          "SYSTEM.CURRENT_MESSAGE": "Obrigado por se matricular no curso Marketing 2.0.",
          "formacao": "Vendas",
          "curso": "Marketing 2.0"
        },
        "company": {
          "id": 3258xx
        }
      }
    ]
  },
  "token": "9f0ac716de2b2aa33cc344ac2dc8fxxx"
}

Confira neste artigo, a lista completa de variáveis de contexto disponíveis para você na Huggy.


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